pt  |  EN
O Nosso Percurso
Empresa



A INDICE é uma empresa de consultoria que desenvolve soluções com uma forte componente das TIC, estando presente em vários sectores de actividade, nomeadamente, Empresas, Ensino Superior, Administração Pública Local e Economia Social.

Iniciou a sua actividade em 1989, desde logo vocacionada para a consultoria.  Os serviços de apoio à gestão e ao investimento, através da elaboração de Candidaturas aos Programas Comunitários vigentes em Portugal, representam a génese da actividade económica da empresa.

No ano de 1991, registou-se a expansão da actividade, em termos de oferta de serviços, contemplando serviços de Formação (elaboração de Candidaturas e realização da Formação), e em termos geográficos,  abandonando a sua posição regional, passando a actuar em todo o território nacional.  

A contínua articulação entre os conteúdos dos serviços e as necessidades dos seus Clientes, permitiu que no ano de 1994 a oferta de serviços se complementasse com os serviços de Consultoria para a implementação de Sistemas de Gestão e Auditorias. Desde então, estes serviços são continuamente actualizados no que se refere às suas metodologias de implementação, modelos e técnicas de referência, continuamente identificadas pela Equipa da INDICE, que se caracteriza pelo seu profissionalismo, motivação e multidisciplinaridade.

Os serviços de Formação obtiveram a Acreditação atribuída pelo INOFOR, actual DGERT, em 1999, mantendo a mesma até aos dias de hoje.

A Certificação, segundo a Norma NP EN ISO 9001:1995, é alcançada pela INDICE em Março de 2001. Desde então, foram realizadas as respectivas transições consoante as revisões às Normas ISO, detendo actualmente a Certificação segundo a Norma NP EN ISO 9001:2008.

Desde 2001, a INDICE desenvolve soluções TIC. Concebeu o software de gestão INQ.net, inicialmente mais vocacionado para a gestão da Qualidade, que representa um complemento à implementação dos sistemas de gestão. Actualmente a oferta de soluções TIC é mais diversificada, contemplando Plataformas de gestão, soluções de back-office e front-office, à medida das necessidades dos Clientes.

O reconhecimento externo do desempenho da Indice, foi enaltecido através da atribuição do estatuto PME Excelência 2001 e, mais recentemente, do estatuto PME Lider.

Depois de atingir uma forte presença no mercado nacional, iniciou, em 2007, um processo de internacionalização, tendo já escritórios em vários países da Europa e projectos em África.

 

 

Investimentos Concluídos

A Índice tem desenvolvido nos últimos anos projetos de investimento no âmbito do Sistema de incentivos à Qualificação PME e Internacionalização, tendo já concluído 2 projetos cofinanciados pelo Programa Operacional Regional do Centro – MaisCentro.

O projeto n.º 2353, no âmbito do aviso de concurso n.º 02/SI/2008 –SI Qualificação PME interveio em 2 áreas da empresa: a melhoria do seu Sistema de Gestão da Qualidade e consequente alargamento no âmbito da certificação e na modernização dos seus equipamentos e recursos tecnológicos incluindo a reorganização dos serviços da empresa.
Sem recursos humanos devidamente qualificados, não seria possível alcançar a estratégia definida, pelo que se procedeu através do projeto n.º 2353, à contratação de pessoal técnico nas áreas de TIC e da Qualidade.

O segundo projeto com o n.º 6779, no âmbito do aviso de concurso n.º 03/SI/2009 –SI Qualificação e Internacionalização PME visou a internacionalização da empresa, nomeadamente através da  prospeção de mercados internacionais.  A aposta do investimento para estas áreas bem definidas teve por base uma análise estratégica efetuada da qual foram identificados os pontos fortes, pontos fracos e ameaças e oportunidades com que a Índice se confronta.

O terceiro projeto com o nº 37.499 enquadrado nos objetivos do Aviso de Abertura n.º 10/SI/2012 - SI QPME - Individual | Fase III, incindido numa clara aposta por parte da empresa em Internacionalizar uma das mais inovadoras áreas de negócio da empresa - Soluções TIC. O projeto integrou investimentos coerentes numa estratégia com vista na promoção das nossas Soluções TIC nos mercados Internacionais. Este projeto de investimento facultou à empresa uma forte presença nos mercados-alvo selecionados, apostando em Inovadoras soluções com aplicação Global, tornando-nos altamente competitivos e capazes de responder às oscilações e necessidades dos mercados externos.

Com a realização destes projetos a Indice atingiu os seguintes objetivos:

  • Modernização do seu sistema de informação;
  • Melhoria do rendimento dos recursos humanos e equipamentos;
  • Melhoria da qualidade dos serviços prestados;
  • Aumento da satisfação dos clientes.
  • Formação dos seus Recursos Humanos;
  • Eficiência Organizacional
  • Alargamento da atividade aos mercados externos.

 

 

 

 

Investimentos em curso

 

 

Designação do projeto | Reforço da competitividade e da presença nos mercados externos

Código do projeto | CENTRO-02-0752-FEDER-014075

Objetivo principal | Reforçar a competitividade da  empresa nos mercados internacionais

Região de intervenção | Centro

Entidade beneficiária | Indice ICT & Management, Lda

Data de aprovação | 18-12-2015

Data de início | 01-03-2016

Data de conclusão | 31-08-2018

Custo total elegível | 316.169,45 €

Apoio financeiro da União Europeia | 151.424,24 €

Objetivos, atividades e resultados |

O Projeto Individual de Internacionalização da Índice ICT & Management, Lda. enquadra-se no Programa Operacional Regional do Centro, este projeto pretende reforçar a competitividade das PME, e ainda o desenvolvimento e aplicação novos modelos empresarias no que respeita à internacionalização.

A índice pretende apostar na consolidação e expansão do seu negócio através da implementação de uma estratégia de internacionalização coerentes e pautada para o sucesso.

 

Para operacionalizar os objetivos previstos está prevista a realização de diversas atividades de entre as quais são destacadas:

-Introdução de novo método de organização nas práticas comerciais ou nas relações externas;

-Prospeção e presença em mercados internacionais (Prospeção e captação de novos clientes);

- Marketing e Comunicação Internacional, através da web-marketing, do vídeo promocional da inscrição em plataformas de negócios;


Partilhar
|
 




A Indice está representada em diversos países do mundo!...